sala de aula

PEIXE




*Características gerais dos peixes:
Os peixes estão entre as classes mais antigas de vertebrados.
Apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos. São aquáticos, habitando tanto a água doce quanto a salgada.
O tipo de esqueleto é uma importante característica que divide os peixes em 2 grandes grupos:peixes com esqueleto ósseo e peixes com esqueleto cartilaginoso (formado por cartilagem).As raias e os tubarões são exemplos de peixes cartilaginosos.

O corpo dos peixes com o esqueleto ósseo é geralmente achatado lateralmente e fusiforme (mas afiliado nas extremidade e avolumado no meio ), facilitando seu deslocamento na água. A pele é coberta por escamas, que protegem o corpo, e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como água. São animais Ectotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente, a água.

Como acontece a respiração: A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias,estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos.As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada do opérculo.A água entra pela boca, é direcionada para as brânquias e depois sai pelo opérculo.A troca de gases ocorre quando a água passa aos vasos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos é liberado na água pelos opérculos.

A reprodução :A maioria é ovípara,ou seja põe ovos.Geralmente nos peixes ósseos, a fecundação é externa e nos e nos cartilaginosos é interna





Anfíbios:


O que são Anfíbios: constituem uma classe de animais vertebrados


, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupadas na classe amphibia.

Os anfíbios evoluíram no período devoniano e eram os principais predadores dos períodos carbonífero e permiano.



Características gerais: análise de um ser da classe dos anfíbios exige a divisão de seu ciclo vital. Quando jovens a maioria das espécies de anfíbios vivem exclusivamente em lugares aquáticos, e dulcícola, e sua estrutura corpórea é semelhante a de um alevino.

Apresenta pele úmida, intensamente vascularizada e pobre em queratina, uma proteína impermeabilizante.

São pecilotérmos, isto é, a temperatura do corpo varia de acordo com as oscilações térmicas do ambiente.

As larvas respiram por meio de brânquias. Nas formas adultas a respiração ocorre por meio de pulmões rudimentares, dotados de pequenas superfícies, e através da pele.

A fecundação é geralmente externa e o desenvolvimento é interno. Os ovos não têm casca protetora e acham-se envoltos por cápsulas gelatinosas.

As hemáceas são nucleadas e ovais.

Os anfíbios possuem cloaca. A principal excreta nitrogenada é a uréia.

Os grupos são:

Anuros representam o grupo mais diversificadas de Anfíbios, incluindo os sapos, as rãs e as pererecas.



Os Caudada:são representado pelas Salamandras, esse grupo de Anfíbios, que é raro no Brasil, apresenta cauda, corpo Alongado.



Os Apoda:são animais conhecidas como Cecília ou cobras da água embora recebam esses nomes,e esses animais não são serpentes.



Formas de defesa dos anfíbios:o veneno é liberado quando o animal é ameaçado por algum predador, representado uma






Características gerais: os répteis são animais muito conhecidos, como os lagartos, as lagartixa, as tartarugas, as serpentes e os jacarés. Os répteis juntamente com as aves e os mamíferos, colonizaram de maneira mais eficiente o meio terrestre do que os anfíbios, pois são independentes do ambiente aquáticos para se reproduzir.



A pele da maioria dos répteis é recoberta por escamas ou placas córneas que impedem a perda de água.

Respiram por meio de pulmões.

Como os peixes e anfíbios, os répteis são ectotérmicos, dependem de fontes externas de calor, principalmente da radiação solar.É comum observar serpentes, lagartos e outros répteis aquecendo-se ao sol. A temperatura do corpo do animal vária conforme a temperatura do ambiente.

A maioria dos répteis é ovípara e a fecundação é interna.



Grupos e exemplos



Os lacertílios: incluem os lagartos, lagartixas domésticas, iguanas e camaleões.

Os quelônios: são as tartarugas, cágados e jabutis. As características mais marcantes desse grupo é a presença de uma carapaça dura que os protege contra predadores.

Os crocodilianos: são jacarés e crocodilos. Podem ser encontrados na água doce e nas proximidades dos mares.

Os ofídios: são serpentes. Alguma tem glândulas de peçonha, como a jararacas, as cascavéis, e a cobra-coral.



O que é soro antiofídico? O soro antiofídico é obtido a partir de anticorpos do sangue do cavalo. Produz anticorpos contra o veneno, depois de um determinado período sofre sangria. Os anticorpos são separados por centrifugação do sangue.











Aves




As aves: as aves vivem praticamente todos os principais hábitats da terra. Existem espécies exclusivamente terrestres, que não voam como a ema e o avestruz, outras são excelentes voadoras, como os beija-flores, e os gaviões, e ainda existem aquelas que podem nadar e alimentar-se no meio aquático, como os patos e os pingüins.

Características gerais das aves:

*São animais endotérmicos, ou seja, produzem calor internamente, por meio de energia obtida com digestão dos alimentos. Assim, a temperatura corporal é mantida constante, independentemente da variação da temperatura do ambiente.



*Apresentam penas, utilizadas tanto para voar como também para produzir a perda de calor e ajuda na manutenção da temperatura corporal.



*A pele impermeável diminui a perda de água e permite que as aves habitem regiões secas. Algumas espécies de aves apresentam na pele glândulas uropigianas que secretam uma substancia oleosa, ajudando no processo de impermeabilização das penas.



*As aves tem bico e não tem dentes.

*No sistema digestórios, as aves tem o papo, uma dilatação dois esôfagos, utilizadas para armazenar os alimentos.



*Presença de moela, também chamada de estomago mecânicos, estrutura que serve para triturar os alimentos e compensa em parte ausência de dentes. A moela e uma estrutura bastante musculosa. Juntos com os alimentos, as aves costumam ingerir pequenas pedrinhas, que contribuem na trituração dos alimentos.



*Presença de cloaca a qual abre para os exteriores e faz parte do sistema digestórios, excretor e reprodutor.



*Apresentam siringe, um órgão que produz vocalizações.

*A aves respiram pelos pulmões, que estão ligados a projeções chamados sacos aéreos, que favorecem a renovação de ar.



*São animais ovíparos com a fecundação interna os ovos postos apresentam uma casca que ajuda a proteger o ambrião. Além disso, os ovos são ricos em substancias de reserva utilizada para o desenvolvimento e a nutrição do ambrião.



*Muitas aves tem cuidado parental, machos e fêmeos pode reservá-los no cuidado com os filhotes. Esse cuidado pode ser notado desde o chocar dos ovos ate na busca de alimentos para os filhotes recém nascidos.



*São animais com audição e visão bem desenvolvidas. A maioria das aves apresenta um olho de cada lado da cabeça, o que aumenta muito o campo de visão desses animais.



*O tipo de alimentação das aves dependem do formato e do tamanho do bico. Em geral, os alimentos das aves são: sementes, frutas, peixes, insetos ou nécta.



*Algumas doenças são transmitida ao seres humanos por seres por aves, como a histoplasmose, a salmonelose e a ornitose.



O que é carenatas: são aquelas com a capacidade de vôo. Algumas aves voam por grandes distancias, como gavião, por exemplo. Os pingüins também estão incluídos nesse grupo, mas suas asas são adaptadas para a natação e por isso eles não podem voar.



O que são ratitas: não voam como a ema e o avestruz, mas em compensação, são excelentes corredoras.